Roteiros dentais: Elaboração de roteiros para a recepção de pacientes

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Para se destacar em uma área tão concorrida, seu consultório precisa sempre surpreender os pacientes. Os roteiros dentais têm o poder de elevar seu atendimento ao cliente, do comum para além do extraordinário. As boas-vindas ao paciente exerce um papel essencial na impressão que pacientes novos e atuais têm do consultório.

Estas são seis dicas para a criação de um roteiro dental de boas-vindas eficaz:

1) Esteja preparado

Utilize a reunião da manhã para rever os pacientes agendados para o dia. Dê uma olhada em todas as anotações dos prontuários para relembrar o histórico dentário, o histórico pessoal e os interesses de cada um deles. Para pacientes novos, lembre-se de aprender o máximo que puder sobre eles e registre todas as informações relevantes nos respectivos prontuários.

2) Receba calorosamente os pacientes

Você quer que os pacientes (tanto os novos como os atuais) sintam que você está feliz em vê-los. Lembre-se, ir ao dentista não está na lista de atividades preferidas de ninguém. Na verdade, muitos pacientes têm fobia a dentista. Ao cumprimentá-los calorosamente e dirigir-se a eles pelo primeiro nome, você começará a deixá-los à vontade.

3) Eleve o entusiasmo

O Levin Group ensina aos nossos clientes a tratar todos os pacientes como VIPs. Não é apenas o que você diz, mas como diz. Os pacientes querem sentir que são o centro das atenções quando estão em seu consultório. Eles não querem ter a sensação que são uma interrupção ou que você preferiria estar fazendo outra coisa. Uma saudação cheia de energia e empolgada é um ótimo começo para a consulta.

4) Faça com que os pacientes se sintam em casa

Para os novos pacientes, saia de trás do balcão e os cumprimente com um aperto de mão. Apresente a área de recepção, apontando as comodidades, como o Wi-Fi, as bebidas e os materiais de leitura. Informe aos pacientes atuais sobre alguma alteração desde a última visita. Se as consultas estão no horário, avise que serão atendidos na hora marcada.

5) Agregue valor à consulta

Nunca assuma que os pacientes sabem o que esperar. Sempre os incentive e os tranquilize em relação à consulta, quer seja um paciente novo na primeira consulta, quer seja um paciente mais antigo fazendo uma restauração. Informe-os sobre os próximos passos. Comente algo como: “O Dr. Jones está ansioso para vê-la, Srta. Stevens” ou “Seu sorriso ficará incrível com essa nova coroa, Sr. Hughes”. Declarações positivas ajudam a agregar valor ao tratamento, e, ao mesmo tempo, acalmam a ansiedade.

6) Não se esqueça da linguagem corporal

Faça contato visual quando falar com os pacientes. Fique em pé ou sente-se ereto. Uma boa postura transmite que você está envolvido na conversa e expressa aquilo que diz. Não cruze os braços. Isso demonstra um desconforto ou uma atitude na defensiva.

Conclusão

A recepção do paciente prepara o ambiente para o restante da consulta. Use essas dicas para criar um roteiro de boas-vindas poderoso e adequado para o seu consultório.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.