Como atrair novos pacientes odontológicos

atrair novos pacientes

O aumento da produção depende de muitos fatores, mas no topo da lista está atrair novos pacientes. Além da renovação da sua lista de pacientes, isso também representa um aumento na produção por paciente. A questão é: como gerar um fluxo de entrada de novos pacientes que seja constante e consistente a cada mês e a cada ano? Além do marketing externo tradicional, que pode custar caro e apresentar resultados insatisfatórios, há três estratégias comprovadas para atrair novos pacientes que podem ser implementadas:

  1. Indicações de pacientes
  2. Recomendações pessoais sempre foram a propaganda mais poderosa. Se os pacientes atuais estão felizes com os serviços prestados por você e sua equipe, pode contar com eles para indicar familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho para o consultório... SE você os incentivar a fazer isso.

    Há muitas maneiras de gerar indicações de pacientes. Um simples cartaz na recepção indicando que novos pacientes são bem-vindos pode ser muito eficaz. Você, o higienista e os outros membros da equipe podem pedir para os pacientes indicarem seus conhecidos (a roteirização pode facilitar esta simples técnica ainda mais). Você também pode usar outros canais de comunicação direta com o paciente para espalhar sua mensagem. Consultórios que implementam várias estratégias para a indicação de pacientes de maneira consistente recebem pelo menos uma indicação de paciente por ano por cerca de 40% a 60% da base de pacientes existente.

  3. Ativar a comunidade
  4. Menos diretas, porém igualmente eficientes ao longo prazo, são as atividades que aumentam seu destaque na comunidade local. A ideia é que você e seu consultório conquistem reconhecimento e sejam os primeiros lembrados por pacientes em busca de um dentista. A ativação pode incluir patrocinar times e eventos locais, participar de feiras de saúde, realizar trabalhos voluntários, proferir palestras e escrever artigos sobre cuidados dentais para o público local, visando estabelecer uma reputação abrangente e positiva entre os membros da comunidade.

  5. Marketing presencial on-line
  6. As atividades on-line do consultório podem causar um impacto tremendo nos números de novos pacientes, incluindo o reforço da indicação de pacientes e as estratégias de ativação da comunidade expostas acima. Por exemplo, seu site, que deve ser otimizado para atingir boas posições em mecanismos de busca, será sempre consultado para a obtenção de detalhes sobre seu consultório após uma indicação. Da mesma forma, sua atividade nas redes sociais representa uma maneira excelente de “ativação”. Outros componentes da sua presença on-line, como listagem de diretórios, avaliações e mensagens promocionais direcionadas, também podem gerar e fortalecer as indicações de novos pacientes.

Para aumentar o número de novos pacientes entrando em sua porta, foque nestas três estratégias. Elas representam as formas mais certeiras e econômicas de aumentar a produção... um novo paciente por vez.

Author

Autor

Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.