Noções de marketing interno para aumentar indicações

Dentistas discutindo noções básicas de marketing interno para desenvolver consultas dentárias

Para consultórios odontológicos, a distinção entre marketing externo e interno é fundamental. O marketing externo envolve o alcance a novos pacientes potenciais por meio de vários tipos de publicidade e atividades na comunidade. Por outro lado, o marketing interno é voltado ao incentivo de indicações odontológicas por meio dos pacientes existentes, e é muito mais econômico e eficaz.

Se você ainda não está aproveitando ao máximo seu “público cativo” de pacientes, inicie estratégias de marketing interno com base nestes passos:

  1. Dê aos pacientes um bom motivo para comentarem. Seu objetivo é gerar publicidade boca a boca persuasiva, seus pacientes contarem para todas as pessoas sobre o ótimo profissional que você é e sobre sua ótima clínica. Se você ainda não causou nenhuma impressão forte nem positiva, o que eles dirão (se é que vão querer dizer alguma coisa)? Diferencie seu consultório dos outros implementando novos sistemas excepcionais, prestando um atendimento que faça seus pacientes pensarem “UAU” e transformando seu consultório em uma atração. Prepare também roteiros para que sua equipe elogie suas habilidades clínicas e credenciais (que talvez até mesmo seus pacientes mais antigos podem não conhecer totalmente).

  2. Peça indicações. Se seus pacientes estão felizes com você e com seu consultório, ficarão felizes em recomendá-lo para familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e outros conhecidos. Você e os membros da sua equipe podem literalmente pedir que os pacientes façam indicações. Você também pode publicar avisos simples visíveis aos pacientes, indicando que novos pacientes são bem-vindos. Além dessas abordagens simples, você pode entregar aos pacientes cartões de indicação (que podem oferecer uma avaliação grátis, por exemplo), para que eles possam entregar para conhecidos. Muitos consultórios produzem panfletos simples para gerar indicações. Você também deve incluir frases simples nos materiais impressos e nos e-mails do consultório. Trabalhe em conjunto com seu coordenador de marketing para descobrir formas criativas para “pedir” essas indicações.

  3. Agradeça os pacientes pelas recomendações. Quando novos pacientes chegarem ao consultório por meio de uma indicação, faça questão de agradecer os pacientes que recomendaram você. Além de ser educado, esse também é um sutil incentivo para que eles continuem indicando.

  4. Defina uma meta como referência para avaliar o desempenho. Acompanhe o número de indicações recebidas (e de quem elas vieram) e compare os resultados com sua meta semanal. Com base na experiência com diversos consultórios, recomendo que você procure obter uma indicação por ano de 40% a 60% de seus pacientes. Se o total acumulado não for o esperado, você terá tempo para ajustar seus sistemas de marketing interno e suas estratégias.

Nenhuma forma de promoção de consultórios é mais eficaz, em termos de custo-benefício, quanto o marketing interno. Lembre-se de aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.