Apenas você, o dentista, pode recomendar um tratamento; porém, em casos não imediatamente aceitos pelos pacientes, os membros da sua equipe podem ter uma influência significativa na apresentação de um caso odontológico. Isso vale especialmente para o higienista.
Uma combinação única do profissional e do pessoal
Pacientes sabem que higienistas recebem um treinamento clínico especial (que só perdem para dentistas) sobre cuidados com a saúde bucal. Por esse motivo, ao expressarem seu ponto de vista relacionado às questões clínicas, isso tem um grande peso. Essa credibilidade, juntamente com o fato de possuírem familiaridade com a condição dos dentes e das gengivas dos pacientes, faz com que higienistas tenham uma influência considerável sobre as decisões tomadas pelos pacientes.
Higienistas podem desempenhar um papel igualmente importante na formação e na manutenção dos relacionamentos entre profissionais e pacientes. Higienistas geralmente passam mais tempo com os pacientes do que qualquer outra pessoa em um consultório odontológico. Embora precisem realizar muitas tarefas durante uma consulta de higiene, também têm a oportunidade de conversar com os pacientes, não apenas educando-os sobre a saúde bucal e os cuidados em casa, mas também conversando de pessoa para pessoa. Com a ajuda de roteiros e treinamento, higienistas podem aprender sobre a vida e os interesses dos pacientes, fazendo um tipo de conexão pessoal que fortalece a confiança e a lealdade.
Como higienistas podem motivar na aceitação de um caso
Quando seus pacientes prontamente aceitam um tratamento apresentado por você, não há nada que o higienista precise fazer, a não ser parabenizá-los pela decisão correta e elogiar você como um excelente dentista totalmente comprometido com o bem-estar do paciente.
Por outro lado, se os pacientes não concordam ao final da sua apresentação inicial, o higienista pode desempenhar um papel maior para conquistar um derradeiro consentimento. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, siga estes passos:
Seu higienista pode não conseguir recomendar o tratamento, mas certamente poderá influenciar a aceitação se você e ele abordarem o paciente da forma correta.