Suporte de higienista para apresentação de caso odontológico

Suporte de higienista com apresentação de dentes dentários

Apenas você, o dentista, pode recomendar um tratamento; porém, em casos não imediatamente aceitos pelos pacientes, os membros da sua equipe podem ter uma influência significativa na apresentação de um caso odontológico. Isso vale especialmente para o higienista.

Uma combinação única do profissional e do pessoal

Pacientes sabem que higienistas recebem um treinamento clínico especial (que só perdem para dentistas) sobre cuidados com a saúde bucal. Por esse motivo, ao expressarem seu ponto de vista relacionado às questões clínicas, isso tem um grande peso. Essa credibilidade, juntamente com o fato de possuírem familiaridade com a condição dos dentes e das gengivas dos pacientes, faz com que higienistas tenham uma influência considerável sobre as decisões tomadas pelos pacientes.

Higienistas podem desempenhar um papel igualmente importante na formação e na manutenção dos relacionamentos entre profissionais e pacientes. Higienistas geralmente passam mais tempo com os pacientes do que qualquer outra pessoa em um consultório odontológico. Embora precisem realizar muitas tarefas durante uma consulta de higiene, também têm a oportunidade de conversar com os pacientes, não apenas educando-os sobre a saúde bucal e os cuidados em casa, mas também conversando de pessoa para pessoa. Com a ajuda de roteiros e treinamento, higienistas podem aprender sobre a vida e os interesses dos pacientes, fazendo um tipo de conexão pessoal que fortalece a confiança e a lealdade.

Como higienistas podem motivar na aceitação de um caso

Quando seus pacientes prontamente aceitam um tratamento apresentado por você, não há nada que o higienista precise fazer, a não ser parabenizá-los pela decisão correta e elogiar você como um excelente dentista totalmente comprometido com o bem-estar do paciente.

Por outro lado, se os pacientes não concordam ao final da sua apresentação inicial, o higienista pode desempenhar um papel maior para conquistar um derradeiro consentimento. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, siga estes passos:

  1. Familiarize o higienista com o que foi apresentado por você e com o motivo da apresentação, falando também sobre as reações e os comentários dos pacientes. Somente se entender a situação, seu higienista será capaz de defender a sua recomendação diante de uma oportunidade.

  2. A próxima vez que os pacientes com tratamento pendente visitarem o consultório, alerte o higienista durante aquela reunião da manhã. Seu higienista (sem mencionar os outros membros da equipe que interagem com esses pacientes) precisa estar ciente de que pode ajudar os pacientes a tomar a decisão certa naquele dia.

  3. Seu higienista deve ficar atento a uma oportunidade para trazer à tona o assunto com os pacientes. Enquanto estiver trabalhando com o paciente, ele deve encontrar uma maneira de debater a sua recomendação. Ele deve usar o próprio discernimento sobre como fazer isso. Pode ser por meio de uma simples pergunta (“Você pensou mais sobre o tratamento que o Dr. Smith recomendou?”) ou por meio de uma conversa séria sobre a condição dentária, sobre os motivos da necessidade do tratamento, sobre como seria o procedimento etc. O conhecimento pessoal do seu paciente pelo higienista irá guiá-lo sobre como a questão deverá ser abordada.

  4. Seu higienista deve relatar a você a interação tida com o paciente. Reserve um momento antes de entrar na área de tratamento para descobrir o que aconteceu e para decidir o que você deve dizer para os pacientes em relação à sua recomendação.

Seu higienista pode não conseguir recomendar o tratamento, mas certamente poderá influenciar a aceitação se você e ele abordarem o paciente da forma correta.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.