A consulta para higiene: Mais do que “uma limpeza”

O dentista que mostra o paciente a consulta de higiene é mais do que apenas uma limpeza

A consulta para higiene não ajuda apenas a manter a saúde bucal dos pacientes, mas também está ligada à manutenção de um relacionamento saudável entre paciente e profissional. Sem essas visitas de rotina agendadas regularmente, seus pacientes poderiam perder o contato com você, tornarem-se inativos, ou mesmo considerar consultas com outros dentistas em casos de problemas futuros.

No entanto, apesar de toda essa importância, muitos pacientes ainda pensam na consulta para higiene como apenas “uma limpeza”. Infelizmente, os membros de equipes dentais reforçam esse conceito errôneo referindo-se a ela desta mesma maneira!

Para garantir a valorização das consultas para higiene pelos pacientes de seu consultório, siga estas recomendações:

  • Mude seu jeito de falar. Se você, seu higienista, seu coordenador de agendamentos ou outro membro da equipe algumas vezes chama a consulta para higiene de uma “limpeza”, parem. Vocês estão desvalorizando o trabalho e contribuindo para que seus pacientes achem que eles não precisam nem vir. Use um termo novo e mais apropriado, como “consulta para manutenção da saúde bucal” ou “cuidados periodontais contínuos e exame contra o câncer bucal”.
  • Eduque seus pacientes não apenas sobre os cuidados adequados em casa, mas também sobre os serviços prestados durante a consulta. Um paciente comum tem apenas uma vaga ideia sobre os serviços realizados pelo higienista. Encoraje seu higienista a comentar continuamente sobre o que ela está fazendo e os motivos dos procedimentos.
  • Considere usar uma lista de verificação de higiene com os pacientes. Produza um formulário simples com caixas de seleção e espaços para comentários, para que o higienista possa preencher e dar aos pacientes ao final da consulta. Essa ficha informativa ajudará os pacientes a entender e a valorizar os serviços de higiene.
  • Agregue valor distribuindo produtos de cuidados em casa. Facilite a aquisição, pelos seus pacientes, dos produtos de cuidados com a saúde bucal que você e seu higienista, como dentista e profissional da área, recomendam. Oferecer os produtos diretamente em seu consultório reforça o relacionamento e enfatiza a importância de consultas regulares para higiene.
  • Elabore um roteiro para que sua coordenadora da recepção mantenha as consultas marcadas para os pacientes. Quando os pacientes recusam a marcação de uma nova consulta, cancelam sem remarcar ou simplesmente não aparecem, um coordenador treinado com um roteiro adequado pode, gentilmente e de modo eficaz, mudar a opinião dos pacientes em muitos casos.

Use essas e outras técnicas para convencer os pacientes de que a consulta para higiene é muito mais que apenas uma limpeza. Seus pacientes serão beneficiados... assim como seu consultório.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.