Construa seus negócios em torno da relação dentista-paciente

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No mundo dos negócios, muitas empresas se esforçam para encontrar formas de construir uma relação com clientes ou clientes em potencial. O marketing de relacionamento, como essa área é conhecida, pode render lucros significativos no longo prazo. Essa conexão será naturalmente criada entre consultórios odontológicos e seus pacientes, mas tornar a relação dentista-paciente sólida e produtiva requer um esforço consciente e habilidades específicas (suas e da sua equipe).

Como construir uma base de confiança e valor

Para assegurar que seus pacientes continuem satisfeitos com seu consultório e com os serviços prestados por você, não espere que suas habilidades profissionais e a eficiência de sua equipe causem, por si só, uma impressão agradável. No competitivo, financeiramente desafiador e “conturbado” ambiente atual, você e sua equipe precisam se envolver e cuidar dos pacientes de maneira ativa.

Parte disso está relacionada à qualidade clínica. Pode ser que os pacientes não consigam avaliar muito bem, mas existem maneiras para você causar a impressão certa. Por exemplo, a coordenadora da recepção pode mencionar o excelente dentista que você é, ou eles podem encontrar publicações nas redes sociais celebrando sua excelente nova tecnologia de imagens. No entanto, as relações dentista-paciente se baseiam principalmente no excelente atendimento ao cliente e na atenção pessoal.

Se os pacientes sentirem segurança para confiar a saúde bucal a você, sabendo que você cuidará deles recomendando apenas o que acredita ser o melhor, essa relação será próspera. Além disso, se eles também gostarem de você e dos membros de sua equipe e acreditarem sinceramente que esse sentimento é recíproco, será criada uma conexão ainda mais forte. Para isso, é necessário conhecimento mútuo, como amigos novos fazem, desde o início. É por isso que a sua coordenadora de agendamentos não deve apenas “cuidar dos negócios” durante a primeira ligação de um novo paciente, mas também coletar detalhes pessoais. Esses detalhes, anotados e comunicados aos outros membros da equipe (incluindo você), servirão como base para que ocorram conversas amigáveis sempre que os pacientes telefonarem ou visitarem o consultório, gerando mais confiança.

Não ache que os pacientes estão “garantidos”

No mercado odontológico atual, todo paciente é precioso, assim como seu tempo limitado com cada um deles. Use um roteiro para orientar os membros da equipe a tornarem as interações mais relevantes. De modos formais e informais, pergunte aos pacientes o que eles acham das experiências em seu consultório. Incentive seu higienista, que é quem provavelmente passa mais tempo com os pacientes, a conduzir a construção do relacionamento. E utilize eventos de agradecimento aos pacientes e sorteios para reforçar o quanto você valoriza o comprometimento deles com o consultório. Em resumo, faça tudo o que puder para convencer os pacientes, desde a primeira visita ao consultório, de que você não apenas cuida deles, mas também que se preocupa com eles.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.