Acompanhamento odontológico: agendamento da próxima consulta

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A última etapa da experiência de pacientes novos é, de certa forma, a mais importante. Vamos supor que a coordenadora da recepção administrou habilidosamente a primeira ligação do novo paciente, toda a sua equipe ajudou a apresentar o consultório ao novo paciente de modo acolhedor e construindo confiança, e você ofereceu um excelente tratamento clínico. Ainda assim, o paciente novo pode se transformar em não paciente se você não agendar a próxima consulta com ele.

Em um momento em que há menos pacientes disponíveis, você não pode se dar ao luxo de deixar pacientes novos escaparem assim. Ainda que você consiga causar uma poderosa primeira impressão, precisa garantir que o relacionamento continue. Veja como:

  • No caso de uma consulta para tratamento, agende dentro de sete a dez dias após a primeira visita. Isso cumpre dois objetivos muito importantes. Primeiro, deixa pouco tempo para que os pacientes mudem de ideia. Também mostra que o seu consultório é altamente eficiente e dedicado ao cuidado com os pacientes. Ambos diminuem as chances de cancelamento ou falta à consulta. Evidentemente, sua equipe implementará um sistema de confirmação para aumentar o comparecimento às consultas.

  • No caso de visitas de rotina para profilaxia, você dependerá mais do seu sistema de confirmação para assegurar que os pacientes mantenham as consultas agendadas. Outra forma eficiente de incentivar os pacientes a retornar é informar a importância de agendar regularmente visitas para profilaxia. Use um roteiro do tipo “não é apenas uma limpeza”, detalhando os diversos serviços oferecidos pelo seu higienista e explicando que o cuidado preventivo é melhor (mais fácil, mais barato e mais agradável) do que a odontologia corretiva.

A experiência de pacientes novos foi criada para promover um relacionamento duradouro e mutuamente benéfico entre pacientes e seu consultório. Para isso, não deixe de garantir essa segunda consulta ao final da primeira.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.