A primeira consulta odontológica para novos pacientes

Recepcionista ajudando novo paciente com primeira consulta dentária

No decorrer do relacionamento entre dentista e paciente, a primeira consulta é um evento fundamental. Se bem administrada por você e sua equipe, a primeira consulta solidificará a decisão do paciente de agendar uma nova visita ao consultório e criará uma impressão excelente e duradoura.

Para aproveitar ao máximo esta oportunidade e inaugurar um relacionamento de longo prazo mutuamente benéfico, siga estas etapas:

  1. Prepare-se sistematicamente para a chegada de pacientes novos. Dentre outros objetivos, a coordenadora da recepção deve cadastrar as informações típicas do paciente e também conseguir dados mais pessoais, que contribuirão para a construção do relacionamento. Na manhã da primeira visita, informe à equipe sobre a vinda de pacientes novos, incluindo detalhes pessoais dos mesmos que a recepção possa compartilhar durante a reunião diária.

  2. Quando o paciente entrar pela porta, siga um protocolo de boas-vindas cuidadosamente planejado. Todos os membros da equipe que interagem com pacientes novos devem ser instruídos a dar boas-vindas com acolhimento e entusiasmo. Ao explicar as comodidades e outros pontos de interesse, a coordenadora da recepção também deve agregar valor ao consultório. Conforme outros membros da equipe assumem responsabilidades pelos pacientes novos, também devem ajudar a construir o relacionamento, tanto em termos profissionais quanto pessoais.

  3. Cause uma forte impressão na clínica. Demonstre seu profissionalismo e dedicação com o cuidado do paciente conduzindo um exame abrangente e, em seguida, apresentando um plano de tratamento igualmente abrangente. Isso permitirá que os pacientes aproveitem ao máximo os serviços de saúde bucal que seu consultório tem a oferecer.

  4. Agende a próxima consulta. Seja para tratamento ou profilaxia, a próxima consulta deve ser agendada antes que os pacientes saiam pela porta. Assim, você estabelecerá um padrão para o futuro.

  5. Solicite feedback. Orientada por um roteiro, sua coordenadora da recepção deve fazer aos pacientes a seguinte pergunta no momento da saída: “Como foi sua consulta conosco hoje?”. Isso demonstra que seu consultório se empenha na satisfação do paciente. Além disso, você terá uma ideia mais clara de como está administrando as primeiras consultas.
Essa experiência de pacientes novos proporcionará bons motivos para confiarem na capacidade de sua clínica e verem a continuidade deste relacionamento com bons olhos.
Author

Autor

Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.