O Método 3-3-3 de cobrança de dívidas de tratamentos dentários

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Uma das tarefas mais desagradáveis em qualquer consultório é a cobrança de dívidas de tratamentos dentários. Em um momento em que dentistas e suas equipes estão se esforçando tanto para conquistar pacientes e construir relações sólidas e de longo prazo com eles, pode ser desanimador quando esses pacientes deixam de pagar pelos serviços profissionais que receberam. Sua produção total pode ser alta, mas, se você não receber, seu tempo e esforço foram desperdiçados.

Para ajudar nossos clientes a lidar com esse problema de forma relativamente fácil e, ao mesmo tempo, realmente eficaz, o Levin Group desenvolveu o que chamamos de Método 3-3-3. Se o seu consultório não estiver cobrando 99% do dinheiro que os pacientes devem, considere instituir essa abordagem em 3 etapas:

  1. No primeiro dia após o vencimento do pagamento, ligue para os pacientes para lembrá-los de que estão devendo ao consultório e solicitar ação imediata. Caso você não obtenha êxito nessa primeira ligação (seja por não conseguir ser atendido ou por não obter a resposta desejada) ligue novamente na semana seguinte e, se necessário, na semana seguinte a ela. A probabilidade de pacientes atenderem ligações no celular é maior, por isso, você deve manter o hábito de cadastrar o número de celular dos pacientes para usá-lo em momentos como este.

  2. Se três semanas de ligações não resolverem o problema, passe para o e-mail. Use uma linguagem mais formal ao lembrar as políticas de pagamento e as obrigações financeiras do paciente. Assim como no caso das ligações telefônicas, planeje enviar esse e-mail uma vez por semana durante três semanas, alterando a linguagem (e o tom) para indicar que a situação está se tornando grave.

  3. Ainda não conseguiu a resposta certa (ou seja, o pagamento)? Hora de enviar uma carta bem formal informando aos pacientes que eles têm uma obrigação legal de pagar pelos serviços prestados. Assim como nos e-mails, estas cartas também devem demonstrar seu crescente desagrado com a situação.

Observe que todo o processo leva nove semanas, ou aproximadamente 60 dias. Isso é importante porque, como qualquer especialista em cobrança lhe dirá, suas chances de receber um pagamento atrasado após 60 dias são muito pequenas. A boa notícia é que, em muitos casos, seus pacientes responderão a esse Método 3-3-3 antes que você chegue a esse ponto.
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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.