Planos odontológicos tornaram-se comuns na maior parte dos consultórios atualmente. Os dentistas, que um dia debatiam se deveriam aceitar planos odontológicos, se concentram em quais planos devem aceitar, e como alcançar receitas suficientes apesar dos baixos (e cada vez mais baixos) reembolsos pagos pelos planos.
Um aspecto do sucesso no trabalho com planos odontológicos são as cobranças. A fim de maximizar a receita de pacientes com planos odontológicos, seu consultório deve abordar duas áreas: envio de pedidos de reembolso e a cobrança de coparticipações e outras despesas e tarifas que ficam por conta dos pacientes segurados.
Crie um sistema eficiente para o envio de pedidos de reembolso
Muitos consultórios passam por dificuldades financeiras devido à ineficiência no envio de pedidos de reembolso. Embora seja raro que a receita obtida se perca totalmente devido a sistemas inadequados, o fluxo de caixa do consultório pode ser significativamente prejudicado, e os custos associados à cobrança podem reduzir profundamente a receita. Isso sem falar no estresse causado pelo “vai e vem” com as empresas de planos odontológicos.
Há diversas técnicas para melhorar as cobranças de planos odontológicos:
Estabeleça e aplique políticas claras de pagamento para os pacientes
Mesmo pacientes segurados precisam realizar pagamentos diretamente ao consultório com frequência, sejam coparticipações ou tarifas não cobertas pelo plano odontológico. Certifique-se de que todos os pacientes compreendam que tais pagamentos devem ocorrer no momento da prestação do serviço. Se as obrigações não forem cumpridas, prepare-se para iniciar o esforço de cobrança “Regra de três”: um telefonema de lembrete uma vez por semana durante três semanas, seguido por um e-mail uma vez por semana durante três semanas e, por fim, uma carta uma vez por semana durante três semanas. Ao longo desse processo, poucos pacientes deixarão de fazer o pagamento.
Com sistemas em vigor para viabilizar a cobrança oportuna das quantias devidas ao seu consultório por parte das seguradoras de saúde e dos pacientes segurados, você poderá manter um bom fluxo de caixa e baixos níveis de estresse.