Aceitando novos pacientes? Agende em até sete dias

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Em muitas áreas pelo país, a concorrência por novos pacientes odontológicos vem aumentando drasticamente ao longo dos anos. Aposentadorias mais tardias, um número maior de formandos e um aumento das organizações de tratamento dentário, combinados com a redução da demanda por cuidados com a saúde bucal, fizeram os dentistas começarem a repensar como aceitar pacientes novos e como lidar com as ligações e agendamento de consultas.

Não deixe pacientes novos esperando

Quanto mais tempo passar entre a ligação de um paciente novo e a primeira consulta, maior será o risco de ele procurar outro bom profissional ou mudar de ideia, desistindo da consulta. Por esse motivo, você deve fazer de tudo para agendar consultas para pacientes novos dentro de uma semana. Siga estes passos essenciais:

  • Bloqueie horários para pacientes novos na sua agenda. Com base no histórico recente de pacientes novos no consultório (incluindo expectativas de respostas de qualquer atividade de marketing planejada), aloque um número específico de espaços na agenda para serem usados por consultas com pacientes novos todas as semanas. Com o passar dos dias, sua coordenadora de agendamentos pode utilizar os horários abertos para casos de emergência ou para pacientes da lista de espera. Com experiência, você conseguirá fazer com que esses espaços não sejam desperdiçados.

  • Treine sua coordenadora de agendamentos para que ela siga a regra de sete dias. Reescreva o roteiro usado pela coordenadora da recepção para incluir o objetivo de agendamento de sete dias. Com treinamento, ela poderá agendar a maior parte dos pacientes novos que ligarem dentro desse intervalo, direcionando-os para os horários abertos reservados, em vez de perguntar, “Quando você gostaria de vir?”.

Continue proporcionando uma excelente experiência aos pacientes novos

Ver os pacientes novos em até sete dias é um primeiro passo fundamental. No entanto, quando eles chegarem, você e sua equipe precisam fazer com que sintam que tomaram a decisão certa. Tenha certeza de que os sistemas de atendimento ao cliente e os roteiros da equipe estejam proporcionando uma recepção calorosa e agregando valor ao relacionamento entre profissional e paciente. Você também tem um papel importante a desempenhar. A menos que esteja cuidando de um tratamento urgente, realize um exame completo e prepare um plano de tratamento ideal para os pacientes novos. Desta forma, além de conquistar pacientes novos, seu consultório construirá uma base sólida para um relacionamento duradouro e produtivo.

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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.