Como promover a odontologia cosmética

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Dentistas acostumados com apresentações de tratamentos baseados na necessidade às vezes encontram dificuldades para motivar os pacientes a aceitarem serviços de odontologia cosmética. Ainda que as condições dos dentes de um paciente causem problemas estéticos graves, os procedimentos corretivos mantêm o caráter eletivo, sendo excluídos da cobertura do plano odontológico.

Se você decidir aumentar a receita do consultório apresentando mais tratamentos cosméticos, precisará repensar totalmente a apresentação do caso clínico. Os pontos a seguir colocarão você no rumo certo:

  • Inspire a motivação. Alguns fatos sobre o procedimento cosmético que está apresentando certamente serão apropriados, mas não pense que uma proposta estritamente factual e racional será aprovada. Caso os pacientes não sejam motivados (por você) a realmente desejar o tratamento, você não terá êxito.

  • Enfatize os benefícios. Os fatos sobre as opções cosméticas (tais como materiais usados, etapas do procedimento etc.) não convencerão os pacientes comuns. Para isso, você precisa comunicar os benefícios do tratamento, não apenas a melhoria na aparência de um novo sorriso, mas também o fato de que o paciente se sentirá melhor. Ajude os pacientes a se imaginarem com mais autoestima e autoconfiança… e se imaginarem gostando do que veem no espelho.

  • Utilize recursos visuais. Nada que você disser será tão inspirador quanto o que mostrar. Sejam fotos, trechos de vídeos, apresentações em um tablet ou cartazes, qualquer comunicação visual que demonstre a realidade da melhoria cosmética (especialmente imagens de “antes e depois”) ajudarão imensamente.

  • Ofereça opções acessíveis para pagamento. Quase sempre, os pacientes terão de pagar todo o custo dos procedimentos cosméticos; por isso, não deixe de mencionar suas opções de pagamento, incluindo financiamentos externos, que podem tornar até mesmo o tratamento mais caro acessível.

  • Planeje o acompanhamento. Muitas vezes, sua apresentação inicial será, para os pacientes, o começo de um processo de tomada de decisão de longo prazo. Muitos deles precisarão se acostumar à ideia de um tratamento cosmético. Em alguns casos, o que parece supérfluo agora pode assumir uma grande importância daqui a vários meses (por exemplo, quando o paciente participar de uma reunião com antigos colegas de escola ou marcar uma importante entrevista de emprego).

Apesar da instabilidade econômica, o mercado da odontologia cosmética permanece saudável e em crescimento. Se conseguir desenvolver técnicas de apresentação para a cosmética, permitindo que os pacientes aceitem o que eles realmente desejam, o resultado será o aumento de produção que você deseja.
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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.