Para crescer mais, apresente mais: como aumentar a receita do consultório odontológico

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Dentistas com altas taxas de aceitação de casos clínicos, mas pouco aumento nas receitas, precisam observar mais atentamente quais tratamentos estão sendo aceitos ou, mais especificamente, quais dos tratamentos que estão sendo apresentados aumentam as receitas do consultório odontológico.

No que se refere à abordagem da apresentação de casos clínicos, muitos dentistas são mais reativos do que proativos. Quando os pacientes apresentam um problema dentário, estes dentistas propõem um tratamento para corrigir o problema; geralmente procedimentos em um único dente, baseados na necessidade e não eletivos. Os pacientes tendem a aceitar tais tratamentos (elevando a taxa de aceitação do consultório) porque sabem que realmente precisam deles. Além disso, uma vez que o plano odontológico muitas vezes cobre esse tipo de tratamento, a remuneração recebida pelo trabalho é relativamente baixa.

Essa situação desfavorável pode mudar drasticamente quando os dentistas começam a se concentrar em o que apresentar além de como apresentar. Para aumentar a receita e também a aceitação de casos, implemente estas estratégias:

  • Realize exames anuais completos de todos os pacientes. Talvez você já faça isso com pacientes novos, mas é igualmente importante desenvolver um panorama completo da saúde bucal de pacientes que frequentam seu consultório há anos. Inclua cinco áreas: periodontal, dente a dente, cosmética, implantes e oclusal.

  • Crie planos de tratamento abrangentes. Identifique todos os cuidados dentários de que os pacientes precisam ou dos quais se beneficiariam, estabeleça prioridades e mapeie um plano de vários anos para a ação proposta. Isso determinará qual tratamento você recomenda, tanto imediatamente quanto no longo prazo. Inclua procedimentos grandes, em vários dentes, complexos, cosméticos e outros procedimentos eletivos.

  • Apresente casos clínicos grandes e pequenos. Em vez de simplesmente reagir às solicitações do paciente ou abordar problemas dentários, apresente aos pacientes todas as formas pelas quais você pode ajudá-los. Explique resultados de exames, soluções possíveis e benefícios. Você pode recomendar enfaticamente outros procedimentos, enquanto outros são simplesmente mencionados e plantam sementes para uma futura aceitação.

  • Mantenha o paciente ciente das suas opções de financiamento. Sempre que conversar sobre tratamentos que envolvam gastos significativos para o paciente, indique opções de pagamento que possam tornar esse tratamento acessível.

  • Para casos clínicos maiores, planeje fazer a apresentação mais de uma vez. Mesmo para tratamentos simples e menos caros, pode ser necessário um acompanhamento para obter a aceitação do paciente. Para casos clínicos maiores, esse acompanhamento pode, na verdade, durar anos. Traga o assunto (sem pressão) sempre que os pacientes vierem para manutenção e, se eles expressarem interesse, apresente o caso novamente. Muitas vezes, essa persistência resultará na aceitação do tratamento maior.

Na época em que havia maior demanda por tratamentos e a lucratividade era mais alta, o crescimento dos consultórios vinha automaticamente. No entanto, para obter êxito no mercado atual, você precisa apresentar mais, e isso inclui apresentar casos clínicos maiores.
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Este recurso foi fornecido pelo Levin Group, uma empresa líder em consultoria dental e que fornece sistemas inovadores para gerenciamento e marketing, resultando em aumento na indicação de pacientes, produção e lucratividade, e diminuindo o estresse. Desde 1985, dentistas confiam nos serviços de consultoria dental do Levin Group para aumentar a produção.