Proteína: magra é melhor

A proteína é encontrada no músculo, osso, pele, cabelo e quase todos os tecidos do corpo. Ela é construída com blocos de construção chamados aminoácidos. Nosso corpo produz aminoácidos não essenciais, mas também exige aminoácidos essenciais da alimentação. As proteínas animais tendem a fornecer todos os aminoácidos essenciais de que precisamos; já grãos, nozes, sementes e feijão não têm a cadeia completa de aminoácidos, mas são boas fontes de folato e fibra.3

Os vegetarianos devem se certificar de comer uma variedade de alimentos com proteínas, a fim de obter todos os aminoácidos necessários para formar uma nova proteína.3

O pacote de proteínas deve ser levado em consideração. Por exemplo, o salmão selvagem é uma excelente fonte de proteína, pobre em sódio e gordura saturada, e excelente fonte de Ômega 3 saudável. O feijão também é uma excelente fonte de proteína e fibra e contém pouca gordura saturada. Por outro lado, um bife T-bone é uma excelente fonte de proteína, mas também contém gordura saturada, calorias e sódio.3

Pesquisas indicam que a ingestão até mesmo de pequenas quantidades de carne vermelha ou processada aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e câncer de estômago e cólon.3

Ingerir proteínas saudáveis é essencial para a saúde, mas não precisa exagerar; qualquer porcentagem entre 10% e 35% de nossas calorias totais satisfaz suas necessidades de proteína. Apenas se certifique de que a proteína seja magra, saudável para o coração e diversificada.3