Lipídeos: escolha os melhores

Uma nova pesquisa mostra que as gorduras saudáveis são necessárias e benéficas para a saúde; mas, mais uma vez, a qualidade importa. Precisamos da gordura na alimentação para ajudar a absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Aqui estão algumas orientações para escolher as gorduras.3

  • As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas reduzem o risco de doenças. Use óleos como azeite de oliva e óleos de canola, girassol, soja e milho. Inclua nozes, sementes e peixe em sua dieta.3
  • As gorduras trans aumentam o risco de doenças, mesmo em pequenas quantidades. Conhecidas como assassinas silenciosas por causa de sua capacidade não só de causar danos às artérias, como também de aumentar os níveis de colesterol, são criadas quando os óleos são “parcialmente hidrogenados”. Procure a expressão “parcialmente hidrogenado” no rótulo do alimento.3
  • As gorduras saturadas, embora não sejam tão prejudiciais quanto as gorduras trans, ainda podem afetar negativamente a saúde se não forem consumidas com moderação. Isso inclui carne vermelha, manteiga, queijo e sorvete.3
  • Existem também dois ácidos graxos essenciais (essential fatty acids, EFA) que nosso organismo é incapaz de produzir e, portanto, precisamos obtê-los dos alimentos. Em geral, eles são chamados de Ômega 3 e Ômega 6. Boas fontes incluem salmão, atum, linhaça, nozes, óleo de canola, azeite de oliva, azeitonas e abacate.10

Não mais do que 30% das calorias/dia devem vir de gordura.7